segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ANTONIO VIANA

ANTÔNIO VIANA
*05/04/1938†24/07/2013


Antônio Viana, conhecido como Tõe de Benim, nasceu em Brumado, no dia cinco de abril de 1938. Era filho do casal Albino Vianna (dentista prático) e Jovina Novaes. O casal teve 12 filhos: Jesuíno Viana, Sizínio Viana, Edith Viana, José Viana, Otaviano Novaes Azevedo, Idalice Novaes Azevedo, Nelson Viana, Moacyr Viana, Ivan Viana, Dalva Viana, Maria de Lourdes Viana e Antônio Viana.

Teve a infância muito bem conduzida e protegida e chegou à adolescência dotado de valores incutidos pelos seus pais. Viveu essa fase harmoniosamente. Foi um leitor e colecionador assíduo de revistas em quadrinhos, livros policiais, episódios de guerra, bem como filmes de ficção, tinha predileção por essa literatura.

Em 1953, investiu no aprendizado de mecânica na oficina do senhor Juarez Rodrigues, especializando-se nessa profissão. Posteriormente trabalhou como mecânico na oficina do Sr. Antônio Machado, conhecido como (Corró).

Cursou o Ensino Fundamental no Grupo Escolar Getúlio Vargas, concluído em 1956. Em 1957, prestou exame de admissão ao ginásio e, aprovado, ingressou no Ginásio General Nelson de Mello. Em 1958, candidatou-se a presidente do Grêmio Estudantil Major Waldir Magalhães Pires, permanecendo nesse cargo por dois mandatos. Desenvolveu vários projetos socioculturais e promoveu o intercâmbio futebolístico com as cidades circunvizinhas.

Em 31 de dezembro de 1963, casou-se no religioso com Eunice Ribeiro na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Paramirim/BA, matrimônio oficiado pelo Padre Geraldo. Em 12 de junho de1971, casou-se no civil, ato celebrado pela Doutora Magna Maria Pereira Santos, Juíza de Direito da Comarca de Brumado, com registro feito pelo oficial escrivão do Registro civil José Walter Leite.

Dessa união, nasceram cinco filhos: Suely das Graças Ribeiro Viana, Sidney Antônio Ribeiro Viana, Sérgio Luís Ribeiro Viana, Salete Ribeiro Viana e Sandro Ribeiro Viana e tiveram cinco netos. Conviveu com a esposa, por 49 anos e meio. Constituiu uma família harmoniosa, tolerante e educada.


Por vontade própria, desistiu de prosseguir os estudos convencionais e optou pelo curso de Rádio Técnico, por correspondência, no Instituto Universal Brasileiro. Concluído o curso, dedicou-se a essa profissão e trabalhou como Rádio Técnico em Brumado e nas cidades adjacentes, sendo o pioneiro na região. Montou o seu primeiro transmissor receptor com um alcance de 500 metros, trabalho que desenvolveu com entusiasmo e perfeição. Em 1963, foi contratado pela empresa SHARP como assistente técnico, onde permaneceu até 1965.

Foi eleito Diretor do Clube Social Cultural Recreativo de Brumado, no ano de 1960, cumprindo seu mandato com eficiência. Em 1963, candidatou-se a presidente desse mesmo clube e, eleito, desenvolveu um trabalho profícuo com vários projetos, entre outros, shows musicais com bandas famosas. Em 1967, foi sócio fundador e presidente da União Operária Recreativa de Brumado.

No ano de 1967, deixou a profissão de Rádio Técnico e montou uma empresa especializada em chaparia e pintura de carros, com quatro funcionários capacitados e habilitados. Em 1992, foi contratado pela Prefeitura Municipal de Brumado na função de mecânico, cargo que exerceu até 1998.

Dotado de várias habilidades, desenvolveu o lado artístico, participando de peças teatrais, dentre outras, a comédia Barnabé na Cidade Grande, escrita por Ludgero da França Ribeiro (Pequitito), atuando como ator principal, na interpretação do papel de Barnabé. Trabalhou, também, no cinema Cairu, como operador projetista, e nos Programas de Calouros no cinema de propriedade do Sr. Oflávio Torres. Posteriormente, com maquinário próprio, desenvolveu um cinema itinerante nas cidades circunvizinhas, onde exibia diversos filmes.

Espirituoso, criava e decifrava charadas com muita facilidade, devido à prática da leitura com enriquecimento do vocabulário e o exercício com palavras cruzadas. Tornou-se exímio perito em sinônimos.

Ainda na juventude, os seus pais presentearam-no com um automóvel Ford, sendo um dos primeiros a possuir um veículo desse tipo em Brumado. Seresteiro e boêmio, tinha predileção por artistas da música popular, como Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano, Miltinho e outros. Nas noites de seresta de que participava, imitava-os com perfeição.

Era determinado, não aceitava conselhos e, dificilmente, alguém conseguia demovê-lo de suas convicções. Gostava de animais, principalmente gatos e cães que permanecem cuidados com bastante carinho e estima.

Antônio Viana faleceu em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, onde ficou em tratamento por 25 dias. Em 23 de julho de 2013, veio a óbito, sendo trasladado para Brumado. Seu corpo foi velado no Salão Paroquial e sepultado no Cemitério Senhor do Bonfim, no dia 24 de julho 2013.

Os dados para a composição desta biografia foram fornecidos por Eunice Ribeiro Viana (esposa do falecido), a quem agradecemos a colaboração.


Antonio Novais Torres
Brumado, em 25/03/2015.



·         

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário