quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ALCEBINO DE SOUZA MACHADO

ALCEBINO DE SOUZA MACHADO
*16/03/1923†11/11/1979

Alcebino de Souza Machado nasceu em 16 de março de 1923, em Umburanas, distrito de Bom Jesus dos Meiras (Brumado). Era filho de Altino de Souza Machado e Ana Efigênia Machado. Eram seus avós paternos: Rodolfo Rodrigues da Mata e Jesuína Rosa de Jesus e maternos: Alexandre de Souza Machado e Ana Efigênia de Jesus. Eram seus irmãos: Jesuíno, José, Manoel, Oscar, Urbino, Maronita, Milozina, Joana e Fidelcino Souza Machado.
Cursou apenas o primário, mas se houve com êxitos nos seus negócios pela sua inteligência e tino comercial e administrativo.
Casou-se no religioso com Jozina Rodrigues Vieira, nascida em 24 de agosto de 1925, em Umburanas, distrito de Bom Jesus dos Meiras. Ela era filha de Martiniano Rodrigues Vieira e Febrônia Maria de Jesus. O ato foi oficiado pelo Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes. Anos depois, em 08 de junho de 1955, eles casaram-se no civil, tendo como celebrante do enlace matrimonial Walter Barbosa da Silva, Juiz de Direito da Comarca, e como testemunhas Manoel Venâncio Lima e a esposa Idalinda de Carvalho Lima. Em face desse ato, a nubente passou a assinar Jozina Vieira Machado. Nessa oportunidade, declarou o nascimento das suas seis filhas: Iani (1944); Eni (1946); Evanilde (1947); Anuvai (1949); Solange (1950) Jablonex Vieira Machado (1955). Todas são formadas em magistério (professoras).
Inteligente e íntegro, desenvolveu sua aptidão para o comércio ainda muito novo, com o então futuro sogro Martiniano Rodrigues Vieira, no seu armazém na localidade Umburaninha Velha.  Em Umburanas, estabeleceu-se, já casado, com o comércio de cereais e loja de tecidos.
Veio para Brumado em 1954, para proporcionar mais estudos às filhas e melhores condições de vida à família. Aqui, no mesmo ano, montou uma padaria situada na avenida Coronel Santos, no bairro São Félix, onde trabalhou até o seu falecimento. Aposentou-se em 1970.
Dedicou-se à política e exerceu vários mandatos como vereador: de 1963/1967 pela UDN, prefeito Armindo Dos Santos Azevedo; 1967/1971 pela ARENA, prefeito Juracy Pires Gomes; 1971/1973 pela ARENA, prefeito Miguel Lima Dias; 1973/1977 pela ARENA, prefeito Juracy Pires Gomes. Nesses mandatos, fez inúmeras indicações em benefício do município. Era correligionário e amigo de Juracy Pires Gomes, a quem seguiu politicamente por 16 anos, conforme declaração da filha Eni Machado.
Professava a religião Católica e tinha muitos amigos. Foi um bom esposo, excelente pai e viveu em harmonia com a família. Era uma pessoa honesta, de caráter virtuoso e deixou exemplos dignificantes para os seus pósteros.
Alcebino de Souza Machado faleceu em 11 de novembro de 1979, com 56 anos de idade, sendo declarante Libânio da Silva Milhazes e óbito atestado pelo médico Jorge Luiz Vaz Almeida. O corpo está inumado no cemitério municipal Senhor do Bonfim.
Em sua homenagem, foi dado o seu nome, pela Câmara de Vereadores de Brumado, a um logradouro no birro Novo Brumado, por meio do Dec. Lei 1055 de 14/04/1993 e revitalizada em 15/10/2008.

Fonte:
Dados fornecidos pela filha Iani Vieira Machado, a quem externamos os nossos agradecimentos.
Certidões de nascimento, casamento e óbito fornecidas pelo Cartório Civil de Registro de Pessoas Naturais, com a colaboração do advogado Luiz Frederico Rêgo, oficial do cartório, a quem agradecemos.

Antonio Novais Torres
Brumado, dezembro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário