quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ALCETIDES MAXIMINIANO DA SILVA - SANTA MARIA

ALCETIDES MAXIMINIANO DA SILVA
SANTA MARIA
SANTA MARIA, Alcetides Maximiniano da Silva, nasceu em Brumado no dia 26/07/1943, filho de Alípio Maximiniano Silva e Deuzuita Carvalho. São seus irmãos do primeiro casamento: Jandira Carvalho Alves e do segundo casamentam: Clemilda, Bernadete, Bevaneide, Devanete, Cléria e Cleonice Lourenço de Carvalho.
Alcetides com a primeira mulher, Marília Pereira da Silva, tiveram os seguintes filhos: Elma, Ednalva, Selma, Roberto, Sérgio, Jorge e Zélia Pereira da Silva. Com a segunda mulher, Risomar Dias Teles, tiveram os seguintes filhos: Alcione, Francisco, Alice, Alcilene e Alcileide.
 Trabalhou como ajudante de pedreiro ainda menino, depois pedreiro e encarregado de obras. Em sua adolescência e mesmo menino fez muitas traquinagens com a sua turma de amigos, coisas da época, molecagem de menino travesso.
Na empresa Magnesita trabalhou de 1965 a 1979, empregou-se na empresa Cia Brasileira Projetos Obras-Cbpo em Barra Mansa no Rio de Janeiro e na Mendes Júnior em São Paulo onde se aposentou em 1995. Fez vários bicos como autônomo em Brumado e outras localidades, trabalhou também como segurança em São Paulo.
Excelente jogador, defendeu as equipes do Vasco de Livramento, o Real em Brumado, Humaitá de Conquista, Atlético de Caetité e o Magnesita em Brumado. Santa Maria, boa prosa, contador de muitas histórias, foi um excelente jogador de futebol. Atuava como zagueiro. Negro forte, físico avantajado, altura acima da média, vigoroso, era temido pelos atacantes adversários, jogava duro e, às vezes, violentamente, mas não era desleal. Costumava “gozar” os adversários quando estes reclamavam da sua virilidade nas disputas pela bola. Retrucando, dizia: “Futebol é coisa para homem, moça fica em casa, cuidando da mamãe”.
            Era muito requisitado e disputado pelas equipes locais: Portuguesa, Real e outras. Meu pai, Flavinho Torres, presidente da Portuguesa, fez-lhe uma proposta para uma construção na fazenda. Santa Maria era, também, um bom pedreiro e muito cotado no mercado, pela sua competência e habilidade profissional. A proposta fora feita com a intenção de tirar o zagueiro da competição final do campeonato entre os clubes Portuguesa e Real, time em que Santa Maria atuava e era peça fundamental e imprescindível. Propôs pagar-lhe o dobro da diária que recebia na cidade, com direito a cama e mesa e exigia trabalho nos domingos, com pagamento triplicado nesse dia, uma proposta tentadora. Diante de tamanha vantagem, a proposta foi aceita.
            As escadas da Igreja Matriz é ponto de encontro de pessoas, inclusive de aposentados, para um bate-papo, conversa informal e contarem as amenidades do dia-a-dia, “jogar conversa fora”, uma maneira de ocupar o tempo ocioso. Foi lá que Santa Maria contou-me a seguinte história: ele fora contratado pelo prefeito de uma cidade para executar a construção de bueiros, e o engenheiro, secretário de obras do município, encarregou-se de fazer o contrato para a execução dos serviços.
 Em uma das cláusulas do contrato, rezava que INCLUSIVE a retirada do entulho ficaria por conta do contratado. Alcetides pressentiu, quando estava prestes a terminar a obra, que teria prejuízo se arcasse com as despesas da retirada do entulho e, sabendo que a prefeitura tinha máquina para tal finalidade, deu uma de desentendido e entregou os serviços como concluídos.
            O prefeito alegou que ele não havia cumprido o contrato, e o restante do pagamento só seria efetuado após a conclusão dos serviços. Então o empreiteiro protestou: “Como não? Está concluído sim, prefeito, mande o engenheiro vistoriar a obra para a comprovação”. Com a confirmação do engenheiro de que não havia sido retirado o entulho, Santa Maria justificou que tinha cumprido à risca o que fora acertado.
            E o entulho? Questionou o engenheiro. “Pois é, doutor, INCLUSIVE a retirada do entulho”. No seu entendimento, INCLUSIVE era fora. Criou-se uma celeuma por conta do léxico, pois, na “compreensão” do pedreiro era outro o significado da palavra. Diante da confusão, o prefeito cedeu aos argumentos de Alcetides, levando em conta a sua condição de homem de pouca escolaridade.
            Em outra oportunidade, fora chamado pelo mesmo prefeito para nova obra, e mandou que o obreiro contratasse um advogado e fizesse o contrato para análise do contencioso da prefeitura. Santa Maria mandou fazer uma proposta na qual continha a palavra INCLUSIVE, objetivando ser da responsabilidade dele os materiais empregados. O prefeito leu o documento e foi enfático em rechaçar a palavra INCLUSIVE: “Pelo amor de Deus, seu Alcetides exclua essa palavra que já nos causou muita confusão, aborrecimentos e prejuízos. Substitua-a por outra do seu linguajar e entendimento, para não termos outro mal-entendido”.
            Chamou o engenheiro secretário e pediu-lhe que refizesse o contrato com as palavras do entendimento do empreiteiro e, para que não houvesse nenhuma dúvida, que o texto fosse bastante explicitado. Foi assim que o empreiteiro, com sua sagacidade, safou-se do prejuízo previsto se tivesse de cumprir o contrato conforme elaborado.
            Recomenda o bom senso, e os técnicos orientam que empreitadas sejam feitas com os mínimos detalhes e por etapas, pois o risco de um orçamento mal elaborado e subdimensionado são menores, evitando-se, dessa forma, desentendimentos e prejuízos.
            Na realidade, quando a obra é de grande porte, o bom alvitre recomenda contratar um profissional qualificado ou uma empresa conceituada, de competência comprovada, para a execução dos serviços, com planilha e cronograma da obra bem definidos. Em assim fazendo, tem-se a tranquilidade de um serviço perfeito, bem executado e, com certeza, de economia e menor probabilidade de erros.
            É melhor prevenir do que remediar. Às vezes, a economia que se pretende fazer sai cara e pode ser motivo de insatisfação. É melhor ser exigente e chato antes, para não ter aborrecimentos depois. A prudência é a certeza da razão. Esses aconselhamentos estão embasados na experiência dos fatos.
Adendo em 22/01/2015: Faleceu nesta data Alcedides Maximiniano da Silva, Santa Maria. O corpo está sendo velado no Salão Paroquial de Brumado e será enterrado no dia 23/01/2015 às 8 horas (manhã) no cemitério municipal Jardim Santa Inês.
 Santa Maria escreveu a sua história nas páginas mais gloriosas do futebol regional. Declaração de Cleomenes Barreto.
Antonio Novais Torres - antorres@terra.com.br - Brumado, em 20/07/2004. Com adendo em 22/01/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário