segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ANTONIO NOVAIS TORRES

AUTOBIOGRAFIA
ANTONIO NOVAIS TORRES

DADOS PESSOAIS:

            ANTONIO NOVAIS TORRES, natural da cidade de  Contendas do Sincorá/BA, (que pertenceu a Comarca de Ituassu/Ituaçu. Nasceu em 12/02/1944. É filho de Oflávio da Silveira Torres e de Benvinda Novaes Jardim. Aprendeu as primeiras letras com sua mãe que era professora leiga, pessoa muito dedicada e competente.

            Ainda criança, viveu em Salvador, em companhia da mãe, até 1951. Mourou na Rua Guindaste dos Padres em frente ao Plano Inclinado onde trocava moedas de maior valor pelas adequadas para as pessoas terem acesso ao bondinho do plano inclinado, além de vender bugigangas.

            A mãe mudou-se para São Félix onde instalou-se com uma pensão pois já tinha experiência do ramo hoteleiro vivenciado em Salvador. Cursou, inicialmente em escola particular, parte do primário em Cachoeira/BA, embora residisse em São Félix cidade vizinha separada pelo Rio Paraguaçu. Daí mudou-se para João Amaro, município de Iaçu, onde concluiu o primário em escola pública, (tendo como professoras dona Vanju, Nívia e Vânia). Trabalhou em diversas casas comerciais do lugar, como balconista.

            Em seguida, a convite do pai, veio para Brumado, indo morar, inicialmente, na pensão do senhor Mindu e depois com Ivete Rocha, por vontade desta, em residência do casal. Aqui refez, em 1958, o 5º ano primário no Grupo Escolar Getúlio Vargas.
 Nesse mesmo ano, fez exame de admissão ao ginásio e, com o resultado positivo, ingressou no Ginásio General Nelson de Mello (GGNM), em 1959, concluindo o curso ginasial em 1962.

            Logo depois, foi estudar em Vitória da Conquista, onde morou durante algum tempo, com o primo Neuton Carvalho Torres e sua esposa. Depois, por alvedrio, mudou-se para uma pensão. Matriculou-se no Instituto de Educação Euclides Dantas, conhecido também como Escola Normal, fazendo aí os dois primeiros anos do curso científico. Durante esse período, trabalhou na prefeitura municipal de Vitória da Conquista, sob a orientação do Engenheiro Mário Seixas, no departamento de engenharia, na gestão do prefeito advogado Orlando Leite, recadastrando os imóveis para a cobrança do IPTU.

            Em 1964, após envolvimento com a política estudantil, foi para São Paulo. Lá procurou o tio Alvair Torres que o encaminhou para a cidade de Santo André, local de muitas indústrias e bastante emprego. Por isso, segundo ele, lá seria mais fácil uma colocação do que na capital. Hospedou-se em uma pensão, na Rua Sen. Flaquer, em Santo André/SP, onde já morava um colega que, também, estudara no Ginásio General Nelson de Mello (GGNM), em Brumado.

            Enquanto não arrumava emprego, trabalhou com um senhor de origem judaica, o senhor Abraão, que lhe pagava o pensionato em troca do serviço como vendedor ambulante, nos bairros da cidade, vendendo peças de algodãozinho, bramante e cobertores. Pouco tempo depois, surgiu-lhe oportunidade de trabalho na empresa Cia Comercial de Vidros do Brasil (CVB). Foi admitido em 1º de agosto de 1965, como auxiliar de escritório. Nessa empresa, trabalhava o amigo brumadense Valberto, por intermédio de quem conseguiu a vaga.

            Em Santo André, frequentou o Instituto Dr. Américo Brasiliense, colégio público, cursando o 3º ano do científico, aprovado no ano letivo de 1966.


            Depois de submeter-se a um treinamento para gerentes na sede da CVB, que funcionava em São Paulo, capital, na Rua Antônio de Godói nº 27, foi aprovado e promovido a gerente para administrar a filial de Vitória da Conquista/BA (por escolha), a qual recebeu o nome fantasia de CVB da Bahia. Em Conquista, também, fez o curso de Técnico em Contabilidade no Colégio Edvaldo Flores, diplomando-se em 1971.

 Aí conheceu a sua esposa Rosa Soares da Silva, com quem tem quatro filhos: Vanusa, Adriana, Fábio e Ana Lígia e até então seis netos: Gabriel, Pedro Henrique, Felipe, Thiago Isabela e Larissa.


            Com o encerramento das atividades da CVB da Bahia, trabalhou como auxiliar administrativo na COSAEM, em Vitória da Conquista. A seguir, em maio de 1973, ingressou na Companhia de Veículos e Peças S.A. (COVEPE) autorizada da Volkswagen, onde trabalhou até março de 1980. Nesse mesmo ano veio para Brumado, a convite do pai, para formar uma sociedade com o irmão Oflávio Torres Júnior, fundando a firma ELECTRA, cuja sociedade foi desfeita por conveniência das partes. Desfeita a sociedade, fundou a empresa Hidroluz Ltda., com o ramo de materiais de construção e afins. Aposentou-se em 1986, porém continuou com o empreendimento. Em 2001, transferiu a empresa com a venda das ações para o comprador que deu continuidade à atividade comercial.

            A trajetória de colunista aconteceu com o incentivo do Engenheiro Maurício Lima Santos que, depois de ler sua carta reivindicatória de melhorias para o município de Brumado, incentivou-o a escrever para o jornal Tribuna do Sertão, de propriedade daquele. Depois passou a escrever para o Jornal do Sudoeste de propriedade de Antonio Luiz da Silva, como polígrafo, publicando artigos, contos, crônicas e biografias. Sempre dedicado à leitura, foi por meio desta que adquiriu o conhecimento necessário para o desenvolvimento da escrita que é, também, um dom inato, a bem da verdade, uma virtude dos TORRES.
            Antonio Novais Torres é comerciante aposentado, ex-membro do PMDB, ex-PTB, membro fundador da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), membro conselheiro do Jornal do Sudoeste para o qual escreve crônicas, contos e biografias e textos polígrafos.
 É autor do Livro Crônicas, Contos & Memórias. Tem inúmeros trabalhos publicados nos jornais Tribuna do Sertão e Jornal do Sudoeste. Continua escrevendo e lendo, motivado pelo gosto de participar da cultura do vernáculo que o fascina.

ESCOLARIDADE: Científico completo e Técnico em Contabilidade.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

            Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista/BA – na gestão do prefeito advogado Orlando Leite, trabalhou no departamento de engenharia, sob a direção do engenheiro Mário Seixas, recadastrando imóveis para cobrança do IPTU;

            Companhia Comercial de Vidros do Brasil (CVB), Santo André-SP – atividade comercial: venda de vidros em lâminas, molduras e afins no período de agosto/1965 a outubro de 1968, exerceu as funções de extrator de notas fiscais, almoxarife, auxiliar de escritório e departamento de vendas, desempenhando diversas atividades inerentes e outras funções, as quais motivaram a sua escolha para gerenciar a filial da CVB em Vitória da Conquista (denominada CVB da Bahia), no período de outubro de l968 a março de l972, quando exerceu o cargo de gerente administrativo;

Conquistense S/A de Empreendimentos (COSAEM), em Vitória da Conquista-BA – atividade comercial: venda de peças para automóveis e serviços afins, no período de 02 de janeiro de 1973 até 11 de maio do mesmo ano com registro na Carteira Profissional, fora os tempos não registrado. Nessa empresa exerceu os cargos de auxiliar de escritório, chefe do departamento pessoal e chefe de vendas;

             Comercial de Veículos e Peças S/A (COVEPE) – Revendedor Volkswagen, Vitória da Conquista/BA – exerceu as funções de chefe de oficina, tesoureiro e chefe do departamento de pessoal, no período de março de 1973 a março de 1980;

            Empresa ELECTRA (Brumado) em sociedade com o irmão Oflávio Torres Júnior, que desfeita a sociedade fundou a empresa Comércio de Material Elétrico Ltda. Com o nome fantasia HIDROLUZ – atividade comercial: venda de material elétrico, hidráulico e de construção em geral. Foi sócio-proprietário no período de janeiro de 1980 a fevereiro de 2001 em sociedade com a esposa Rosa Soares da Silva;
            Prefeitura Municipal de Brumado, Brumado/BA – foi Secretário de imprensa e comunicação, no período de abril de 1999 a dezembro de 2000, na gestão do prefeito Edmundo Pereira Santos.


Antonio Novais Torres
Rua Marechal Deodoro, 298.
46100-000 Brumado-BA.

Telefone: (77) 3441-6755 ou 9969-7626. Correio eletrônico: antorres@terra.com.br Brumado-Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário