sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

ALTAMIRANO DA SILVA LEITE
*11/01/1910†15/08/1981
LETÍCIA CARVALHO LEITE
*15/04/1912†02/07/2000

Altamirano da Silva Leite nasceu em Brumado, no dia 11 de janeiro de 1910. Era filho do Tenente-Coronel José Joaquim da Silva Leite, conhecido por Coronel Zeca Leite e Júlia Arlinda da Silva Leite.

O casal Zeca Leite e Júlia Arlinda teve dezesseis filhos, sendo nove do sexo masculino: Eutímio (Timo), Sebastião (Tião Dunga), Aurezino (Zizi), Altamirano (Miranda), Almirando (Ala), Wilson – falecido ainda criança –, José Walter (Zé Walter), Djaniro (Deja) e Mário Nilton e sete do sexo feminino: Maria Jaci, Petrolina, Almerinda, Maria José, Cidália, Maura e Deusciana da Silva Leite.

Altamirano viveu a infância como os demais meninos, com as brincadeiras e recreios do seu tempo. Na adolescência, ajudava o seu pai nos diversos afazeres de que era incumbido. Estudou apenas o primário, o suficiente para o exercício da cidadania.

No dia 26 de setembro do ano de 1931, com 21 anos de idade, casou-se com Letícia dos Santos Carvalho, com 19 anos de idade, em Bom Jesus dos Meira, comarca de Ituaçu, na Igreja Matriz. O ato religioso foi oficiado pelo Padre José Dias da Silva. Foram testemunhas do casamento religioso Marcolino Risério de Moura e Plínio Leite. O casamento civil aconteceu no mesmo dia, na residência do Major Aureliano Alves de Carvalho e foi realizado pelo suplente preparador, Abias dos Santos Azevedo, sendo testemunhas, pela parte do nubente, Major Abílio da Silva Leite e Julita Canguçu Cardoso e, pela parte da nubente, Coronel Marcolino Risério de Moura e a esposa Placídia dos Santos Moura.

Letícia dos Santos Carvalho, natural de Brumado, nasceu em 15/04/1912. Era filha do Major Aureliano Alves de Carvalho e Maria do Carmo dos Santos Carvalho. Após o casamento, ela passou a assinar Letícia Carvalho Leite.
 Irmãos: Placídia Carvalho Torres, Maria Carvalho Leite e Manoel Joaquim dos Santos Carvalho (Dr. Nezinho).

Dessa união nasceram os filhos: Maria Júlia, Maria de Lourdes Leite Viana, Waldemir, Rizete Carvalho Guimarães, Gislene, José Maria, Ailton Ney (Quipa), Celeste Maria Carvalho Leite Souza, Maria Célia Carvalho Leite Moitinho, Noélia Carvalho Leite Ataíde, Raimundo Bonfim, Maria do Carmo e Maria das Graças (gêmeas), Maria José Carvalho Caetano e José Luís Carvalho Leite.

Declaração da professora Filomena Leite Azevedo, nora de Letícia Carvalho Leite: “Foi filha, irmã e esposa dedicada e deu a todos os filhos muito amor, afeto e ternura. Era uma mãe sempre presente, zelosa, dispensando aos filhos, noras, genros, netos e bisnetos muita atenção e carinho. Sua luta, junto ao companheiro, foi muito grande para criar os filhos e, na labuta diária como trabalhadora do lar, tudo fazia com zelo para que não faltasse nada em casa. Teve muitos amigos e amigas, a que cativou com alegria, bondade e simpatia, características que marcaram sua personalidade e sua boa índole. Católica, frequentava a Igreja com assiduidade e era devota ao Coração de Jesus, pertencendo ao Apostolado da Oração.”

Em sua homenagem, a Câmara de Vereadores aprovou, e o prefeito sancionou a Lei nº 1.511 de 20 de dezembro de 2007, que dá o seu nome a, uma praça no bairro São Joaquim, a Praça Letícia de Carvalho Leite.

Altamirano foi comerciante e proprietário de um pequeno lugar, que ele denominava Roça, e trabalhou na Prefeitura Municipal de Brumado por muito tempo. Fazia trabalhos manuais de marcenaria, como malas de madeira (baús), gaiolas, viveiros e outros. Criava pássaros e pensava em ficar rico jogando na loteria (devaneios). A cada filho que nascia, regozijava-se e agradecia a Deus pelas bênçãos desse evento maravilhoso da maternidade, por ocorrência sem problemas.

Homem de muitos amigos, a todos dedicava atenção e consideração. Pessoa honrada, ótimo pai de família, cidadão exemplo, viveu em harmonia com a família, encaminhando os filhos e preparando-os para a vida conforme as suas posses e o desígnio de Deus.

Em sua homenagem, através da Lei 819 de 25 de novembro de 1983, deram seu nome a uma rua – que começa na Rua Aureliano Carvalho e termina na Rua Antônio Carlos Magalhães – a Rua Altamirano Silva Leite.

Altamirano da Silva Leite faleceu em 15 de agosto de 1981, com 71 anos de idade, no hospital SOMEPE. O óbito foi atestado pelo médico Dante Coelho Guedes, e o registro feito por Waldemir Carvalho Leite (filho). O corpo está enterrado no cemitério municipal Senhor do Bonfim.

Letícia de Carvalho Leite faleceu no dia 02 de julho de 2000, com 88 anos de idade. O óbito foi atestado pelo médico Ivan Meira de Castro Gomes e registrado em cartório por Fabiano Gonçalves da Silva. O corpo encontra-se inumado no Cemitério Municipal Senhor do Bonfim.


Antonio Novais Torres
Brumado, em agosto de 2015.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário